Buscar
  • Luciana Corrêa

Um pudim chamado Panna Cotta❤ (com receita)



Olá! Você quer saber porque falamos de receitas antigas e misturamos de tudo um pouco aqui neste blog? Veja no seguinte link e sejam todos muito bem-vindos a este nosso mundo da Confeitaria com história para contar!


Original de Piemonte, norte da Itália, está famosa sobremesa aparentemente não tem tanta história para contar... O que pudemos descobrir foi que até os anos de 1960 a Panna Cotta não aparecia descrita em nenhum livro de culinária. Segundo alguns relatos, a sobremesa foi inventada por uma mulher húngara que vivia na Itália no início do século XX. Sua tradução, ao pé da letra, significa: creme cozido. Pois sim, é isso mesmo!


A Panna Cotta é um creme cozido e saborizado a sua escolha. É, na verdade um pudim, feito com 5 ingredientes básicos: leite, creme de leite, açúcar, gelatina e essência escolhida. É uma sobremesa de rápido preparo e muito fácil, versátil e deliciosa. Deve ser feita com antecedência de pelo menos 3 horas, pois requer tempo em geladeira para alcançar sua consistência ideal. Calda de frutas vermelhas, frutas frescas, caramelo, chocolate etc, são a parte complementar desta sobremesa. Dão a graça, fazem de enfeite e saborizam este pudim muito simples e pleno.


A receita a seguir aprendemos com a simpática chef Rock do curso Baking Arts que fizemos em 2019 na George Brown College no Canadá.


Vamos a ela?


Ingredientes

250ml de creme de leite fresco,

250ml de leite,

100g de açúcar refinado,

4 e 1/2 folhas de gelatina incolor sem sabor,

1 colher de chá de extrato de baunilha.

Calda de framboesa

250g de framboesa/amora/morango ou frutas vermelhas misturadas (fica a sua escolha. Elas podem ser congeladas ou frescas)

40g de açúcar refinado,

Suco de ½ limão.


Modo de fazer

Misture o creme de leite, o leite e o açúcar em uma panela e deixe ferver. Depois acrescente a baunilha.

Em outro bowl dissolva a gelatina em água como manda na embalagem.

Fora do fogão, adicione aos poucos a gelatina, misturando com o fuê.

Coloque em bowls individuais e leve à geladeira por no mínimo 3 horas.

Junte as frutas, o açúcar e o limão em uma panela e deixe ferver, em fogo médio. Esfrie antes de colocar para enfeitar a Panna Cotta. Você pode usar outras frutas em vez das sugeridas nos ingredientes.

Rende aproximadamente 9 mini-bowls de Panna Cotta.


Aproveite!



Luciana Corrêa – Mixinhg things with Love




49 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo