Buscar
  • Luciana Corrêa

A queridinha de Viena!❤(com receita da Torta Sacher)



Uma das tortas mais famosos do mundo, a Torta Sacher (ou bolo Sacher), é bastante encorpada, de chocolate com recheio de geleia de damasco e coberta também por chocolate meio amargo.


Foi produzida pela primeira vez em 1832 por Franz Sacher, que trabalhava na cozinha do Príncipe Klemens Wenzel Von Metternich, em Viena, na Áustria. Tornou-se uma das mais famosas especialidades gastronômicas desta cidade.


Em uma noite de festa, o chanceler do Estado austríaco, o príncipe Von Metternich, encarregou sua equipe de cozinha de inventar uma sobremesa extraordinária para impressionar seus convidados especiais! Alguns dizem que o chef tinha adoecido naquela noite outros falam que ele estava muito ocupado, o fato é que ele deixou esta invenção a cargo do jovem chef aprendiz, o Franz Sacher, na época com apenas dezesseis anos! Resultado: os convidados amaram, o sucesso foi enorme e a sobremesa foi batizada com o nome do jovem chef! Incrível, né? E parece que ele, Franz Sacher, usou os ingredientes que estavam disponíveis naquele dia, sem grandes preparos e planejamentos.


Já notaram que muitas vezes algo surpreendente acaba acontecendo de maneira inusitada e inesperada? Vocês viram a história da famosa Tarte Tartim? Vale a pena conferir no post deste blog. Também esta foi feita em um momento de pressa e de maneira impensada. E deu certo!


Não sei se todos concordam, mas estas histórias nos fazem refletir sobre muitos aspectos de nossas próprias experiências, não?



Já contei em um de nossos posts sobre a história de nosso bolo de limão. Vale a pena colocar de novo, mas antes, preciso deixar claro que: apesar de ser muito saboroso e um sucesso por aqui, sua recente invenção, feita no Canadá (onde morei por algum tempo) não se enquadra na História e não se compara com a notoriedade da Torta Sacher ou da Tarte Tartim! É apenas um paralelo que faço por aqui numa reflexão de minhas próprias experiências.

“Era de tarde, estava frio lá́ fora, não havia neve, o Sol brilhava intensamente naqueles dias de inverno canadense. Nada mais Hygge do que fazer um bolo e degustá-lo com café, chamar a família, colocar uma bonita mesa, postar uma foto talvez convidando os amigos mais chegados para aquele momento. E foi assim que fizemos. Mas espera, pensei, faríamos bolo do que? Limão! Não tinha receita boa de bolo de limão. Havia testado muitas, muitas vezes. Não queria nem mais testar outra. Umas eram duras demais, outras sem graça e ainda outras não valiam a pena, mesmo. Certo. Faria do meu jeito. Que jeito? E o jeito foi improvisar. Jogar daqui e dali, misturar, mexer, uma pitada disso e outra daquilo, ver, observar a consistência, o sabor, o aroma, também a cor... Sim, havia, por fim, uma massa! Corpulenta, suave, verdejante, exalando o mais puro limoeiro. Fez até lembrar do jardim de casa, no Brasil, numa manhã̃ de calor. Forno. Longa espera e pronto! Assim nasceu este delicioso e bem sucedido bolo de limão de uma vibe tão, tão hygge!”


Virão? Pois é... Um bom planejamento é importante e em geral é aí que se alcança o êxito desejado, mas as vezes, só as vezes, uma dose do inesperado, uma pitada do improviso, um punhado de paixão, acabam criando algo novo e bem sucedido!


Já viveu algo parecido? Conte aqui!!


Agora vamos a receita da Torta/bolo Sacher:



Ingredientes para a torta/bolo:

130 g de chocolate meio amargo (min. 55% de teor de cacau)

1 colher de chá de baunilha

150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

100g de açúcar de confeiteiro

6 Ovos

100 g de açúcar refinado

140 g de farinha de trigo


Recheio e cobertura:

200 g de geleia de damasco pronta para o recheio

150 g de chocolate meio amargo (min. 55% de teor de cacau),

200g de açúcar refinado

125ml de água

Chantilly sem açúcar para enfeitar


Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 170°C. Forre a base de uma forma (redonda com 20 cm) com papel manteiga.

Derreta o chocolate meio amargo (130g) em banho-maria. Deixe esfriar um pouco.

Bata a manteiga amolecida com o açúcar de confeiteiro (100g) e a baunilha até que fique um creme homogêneo.

Junte as gemas na mistura de manteiga uma a uma. Adicione gradualmente o chocolate derretido.

Bata as claras com o açúcar refinado (100g) até ficar em neve e coloque na mistura de manteiga e chocolate.

Peneire a farinha sobre a mistura. Misture delicadamente.

Transfira a mistura para a forma e asse no forno por aproximadamente 50 minutos.

Retire o bolo do forno e deixe esfriar. Corte o bolo ao meio horizontalmente. Aqueça a geleia para facilitar na hora de rechear.


Para fazer a cobertura, coloque o açúcar em uma panela com 125 ml de água e ferva em fogo alto por aproximadamente 5 minutos. Tire o xarope de açúcar do fogão e deixe esfriar um pouco. Pique grosseiramente o chocolate, adicionando-o gradualmente ao xarope, e mexa até formar um líquido grosso.


Já está seguindo nossas páginas nas redes sociais? Temos sempre novidades!


Luciana Corrêa – Mixing things with Love

77 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo