top of page
Buscar
  • Luciana Corrêa

Toscakaka ❤



Olá, tudo bem por aí?


Já conhece este bolo? Já ouviu falar?


Nós adoramos uma novidade e, mais ainda, adoramos conhecer as peculiaridades de receitas antigas, tradicionais, saborosas, que fazem sucesso e que já entraram no dia a dia de gerações, fazem parte da cultura de países, muitas vezes, bem distantes daqui... Este é um deles!


O Toscakaka ou Tosca cake, chamou a minha atenção a princípio pelo seu diferente nome, depois pela sua apetitosa aparência e depois ainda porque nunca havia ouvido falar dele. Fiquei curiosa com sua história, sua origem, seu sabor...

Ele é um bolo muito tradicional na Suécia, mas também é encontrado em outros países da Escandinávia. É conhecido como: the Swedish almond cake ou the Scandinavian Almond Cake. Seja como for, esta irresistível iguaria é feita a partir de um bolo simples (sponge cake) de baunilha, em algumas receitas pode também levar farinha de amêndoa, coberto por uma camada crocante de amêndoas caramelizadas. Só começando por aí, já imaginei sua delícia!


Se desmembrarmos o nome do bolo em duas partes "Tosca" vem, provavelmente, da famosa ópera Tosca (de Giacomo Puccini) e "Kaka" significa bolo, em sueco. Portanto, este bolo recebeu o nome, segundo historiadores, para homenagear a opera Tosca (Itália, 1900).


Em um clima bem Hygge, fomos ver o que diz a blogueira inglesa Hannah do Domestic Gothess sobre este bolo... Veja como ela o descreve!


“When I am bored, I bake. Earlier on in the week I was in one of those moods where I just don't know what to do with myself when I realised that it had been far too long since I last made a cake; I wasn't in the mood for something fussy, or iced, or complicated. I wanted a simple, rustic, hearty cake, this fit the bill exactly. Toscakaka is a traditional Swedish cake comprised of a light, buttery, moist vanilla sponge topped with an addictive, gooey, crunchy, caramel almond praline. It is delicious with coffee, but equally good served warm with some vanilla ice cream.”


“Quando estou entediada, cozinho. No início da semana, eu estava em um daqueles dias em que simplesmente não sei o que fazer comigo mesma quando percebi que fazia muito tempo que não assava um bolo; eu não estava com o humor para algo difícil, ou gelado, ou complicado. Eu queria um bolo simples, rústico, este é exatamente assim. O Toscakaka é um bolo sueco tradicional composto por um leve e amanteigado bolo esponja de baunilha coberto por um pegajoso e viciante praliné de amêndoas caramelizadas e crocantes. É delicioso com café, mas igualmente bom servido quente com um pouco de sorvete de baunilha.”



Fizemos o teste e o resultado é incrível, um bolo saboroso com cobertura crocante. Vale a pena testar!


Esta receita foi adaptada a partir da receita de Signe Johansen.


Segue...


Ingredientes para o bolo:

70 ml de leite com uma colher de chá de limão espremido na hora,

75g de manteiga sem sal derretida,

3 ovos inteiros,

150g de açúcar refinado,

1 colher de chá de extrato de baunilha,

75g de farinha de trigo,

75g de farinha de amêndoa,

1 colher de chá de fermento em pó,

1 pitada de sal.


Ingredientes para a calda:

150g de lascas de amêndoas tostadas,

120g de manteiga,

125g de açúcar mascavo,

50ml de leite,

1 pitada de sal.


Modo de Fazer o bolo:

Pré-aqueça o forno a 180 graus

Separe uma forma redonda de torta (aro removível) de aproximadamente 20-23 cm. Unte e enfarinhe ou passe simplesmente o spray desmoldante.

Bata por 5 minutos os ovos, o açúcar e o extrato de baunilha até que fique um creme esbranquiçado.

Em um bowl misture as farinhas, o fermento e o sal.

Quando parar de bater, vá alternando a farinha e o leite na mistura de ovos.

Em seguida alterne a manteiga derretida e a farinha, também na mistura de ovos.

Misture tudo delicadamente até que tudo fique bem incorporado.

Coloque na forma e leve ao forno por 30 minutos.

Enquanto isso, vamos preparar a calda.

Derreta a manteiga, o açúcar e o leite em uma frigideira, em fogo médio.

Quando estiver tudo fervendo, jogue as amêndoas. Reserve.

Assim que passar os 30 minutos do bolo, retire-o e (importante!) veja se ele já está assado o suficiente para poder colocar a calda de amêndoa e esta não afundar. Só então jogue por cima a calda e volte ao forno por mais uns 20 minutos.

Desligue o forno e deixe esfriar bem para desinformar.


Vídeo com o passo a passo completo em nosso IGTV do Instagram.


Quando testar poste a foto e nos marque, ficaremos felizes em ver o resultado!


Gostou deste post? Então curta e compartilhe com seus contatos!



Luciana Corrêa – Mixing things with Love

71 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page