Buscar
  • Luciana Corrêa

Percorrendo o tempo em linhas marmorizadas❤ (receita do bolo mármore de amêndoas e chocolate)

Atualizado: 6 de jul. de 2021



Oi, tudo bom? Como você está?


Já esteve por aqui recentemente? Então já sabe que estamos sempre buscando receitas com história para contar!


Estas lindezas percorreram o tempo, estiveram nas mais variadas mesas, foram provadas e aprovadas por uma infinidade de paladares e, ainda assim, chegam aos dias de hoje com a mesma graça e majestade! Não são incríveis?


Não deixe de conferir as demais histórias que postamos neste blog, elas são massa!


O curioso de uma receita antiga é que ela, em geral, se mistura com a história de um povo, de um país, faz parte de uma tradição. Muitas vezes, famílias inteiras emigram de seus países levando estas receitas e, se vão de seus lares, deixam tudo para traz por inúmeros fatores... Eventos mundiais ou regionais, como as guerras podem acarretar tais emigrações; acidentes naturais, como por exemplo furacões ou terremotos também; a busca por novas oportunidades, por segurança ou por trabalho são outros tantos fatores. As receitas antigas podem ainda estar ligadas a história de algum ingrediente, como o chocolate por exemplo.


Será que as receitas viajam em cadernetas guardadas no fundo de algum baú? Ou será que já estão gravadas nas mentes de cada um dos familiares pelo exaustivo fazer... Não saberia dizer, mas sei que elas caminham pela história e estão de alguma maneira impressas nas vidas e no cotidiano de gerações. Além das malas, das pessoas, de uma infinidade de preocupações e atribuições que uma mudança de país acarreta, também aí estão elas, as receitas, elas perfumam majestosamente cada um dos lugares por onde passam dizendo, indisfarçadamente, que possuem novos lares, que terão paragem em novos horizontes...

Vamos então a ele: o bolo mármore!


No post de hoje falaremos sobre esta irresistível receita que mistura duas massas: uma escura e outra clara, formando uma linda e apetitosa textura marmorizada. Os sabores mais comuns, nos dias de hoje, são: baunilha com chocolate, amêndoa com cacau ou coco com chocolate. Mas nem sempre foi assim...



Originalmente, a mistura era feita com melaço e especiarias. A primeira receita registrada para um bolo mármore aparece em um livro de receitas americano chamado Babette’s Cook Book: Foreign and Domestic Recipes for the Household, publicado em 1889. Nesta receita o melaço e as especiarias foram substituidos por chocolate, um reflexo da nova obsessão americana por este incrível ingrediente. O Chocolate tornou-se mais e mais acessível para a maioria das pessoas por volta de 1895, quando Milton S. Hershey apresentou o Hershey Bar, feito com técnicas modernas de produção em massa que cortam as despesas de produção.


O bolo mármore, ou Marmorkuchen, tem sua origem na Alemanha do século XIX. Foi levado para os Estados Unidos por imigrantes alemães pouco antes da Guerra Civil americana (1861-1865) quando uma grande emigração se deu por parte dos alemães rumo aos EUA.


Depois da Segunda Guerra Mundial, muitos judeus alemães emigraram para os EUA e montaram suas confeitarias popularizando ainda mais este bolo. Hoje em dia é um bolo bastante consumido nos EUA sendo encontrado em qualquer confeitaria, supermercado ou café.


A primeira vez que fizemos esta deliciosa receita, usamos uma forma de bolo que minha bisavó, Cleonice, usava nos idos de 1900. Olha lá quanta história também há... Esta forma sobreviveu ao tempo e não foi dispensada ao longo de todos esses anos. Passou pela casa da minha avó, depois da minha mãe e agora está aqui. Ela está meio amassada e desgastada, mas ainda preserva todas as qualidades para assar um delicioso bolo!


Esta receita de bolo marmorizado que escolhemos leva amêndoas e chocolate. Ela se diferencia em muitos aspectos, desde a maneira como é feita, até o seu irresistível sabor. Ela mistura várias texturas e sabores; a cada mordida tem o crocante e a umidade das amêndoas, o sabor encorpado do chocolate amargo e a umidade das gotinhas de chocolate. Muito boa!


Vamos testar? Segue a receita!



Ingredientes:

180 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

225 g de açúcar

3/4 de colher de chá de extrato de amêndoa (pode ser baunilha, se não tiver)

2 colheres de chá de fermento em pó

180 g farinha de trigo

75 g farinha de amêndoa (Outra opção: usar amêndoas tostadas e trituradas)

3 ovos

2 colheres de sopa de leite

3 colheres de sopa de cacau em pó misturados a 3 colheres de sopa de água quente para formar uma pasta

10 g de chocolate meio amargo em chips

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Unte e enfarinhe uma forma com furo no meio (forma tipo bundt) de 1,5 litros ou uma forma retangular para pão.

Bata na batedeira: a manteiga com o açúcar até que vire um creme, acrescente o extrato.

Em outro bowl misture as farinhas e o fermento.

Vá alternando na batedeira as farinhas e os ovos, um a um. Termine com o leite.

Divida esta mistura em duas partes.

Em uma delas coloque a pasta de chocolate, na outra os chips de chocolate.

Ficarão duas massas, uma escura e outra clara, ambas bem densas.

Coloque as duas na forma de bolo com colher, alternando e dando o efeito mármore.

Deixe no forno por 40-50 minutos.



Luciana Corrêa - Mixing things with Love


33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo