Buscar
  • Luciana Corrêa

O bolo dos Reis (com receita e vídeo)❤

Atualizado: 12 de abr.


Oi, tudo bem por aí? Como você está?


Já esteve por aqui recentemente? Então já sabe que estamos sempre buscando receitas com história para contar!


Estas lindezas percorreram o tempo, estiveram nas mais variadas mesas, foram provadas e aprovadas por uma infinidade de paladares e, ainda assim, chegam aos dias de hoje com a mesma graça e majestade! Não são incríveis?


Não deixe de conferir as demais histórias que postamos neste blog, elas são massa!


O curioso de uma receita antiga é que ela, em geral, se mistura com a história de um povo, de um país, faz parte de uma tradição. Muitas vezes, famílias inteiras emigram de seus países levando estas receitas e, se vão de seus lares, deixam tudo para traz por inúmeros fatores... Eventos mundiais ou regionais, acidentes naturais ou pela busca por novas oportunidades, por segurança ou por trabalho também são outros fatores. As receitas antigas podem ainda estar ligadas a história de algum ingrediente, como o chocolate por exemplo.

Será que elas viajam em cadernetas guardadas no fundo de algum baú? Ou será que já estão gravadas nas mentes de cada um dos familiares pelo exaustivo fazer... Não saberia dizer, mas sei que elas caminham pela história e estão de alguma maneira impressas nas vidas e no cotidiano de gerações. Além das malas, das pessoas, de uma infinidade de preocupações e atribuições que uma mudança de país acarreta, também aí estão elas, as receitas, elas perfumam majestosamente cada um dos lugares por onde passam dizendo, indisfarçadamente, que possuem novos lares, que terão paragem em novos horizontes.


Agora vamos a ele: o bolo dos Reis ou, como é conhecido na língua francesa, la Galette des Rois!



Ele é um doce que é compartilhado na Epifania, festa litúrgica dos cristãos que comemora a apresentação de Jesus à humanidade, representada pela visita dos Reis Magos no décimo segundo dia após o Natal, dia 6 de janeiro, mais precisamente. Também conhecido como o “Dia de Reis”, é um dia que se encerram as celebrações do Natal; nesse dia, a árvore, o presépio e o restante dos enfeites natalinos são guardados para o próximo ano.


Esta sobremesa clássica francesa, la Galette des Rois, é montada com uma camada generosa de frangipane – creme de confeiteiro à base de amêndoas – que é colocado entre duas camadas de massa folhada amanteigada. A massa folhada tem a sua superfície lindamente trabalhada formando desenhos variados. La Galette des Rois lembra uma coroa e, atualmente, as padarias francesas costumam vender este bolo com uma coroa de papel simbólica no topo.


A tradição sugere esconder um grão de feijão (ou então, na atualidade, um amuleto da sorte de porcelana) dentro do frangipane, antes de ir ao forno. Quem tiver a sorte de encontrá-lo, se tornará a rainha ou o rei por um dia, ganha a coroa de papel e é incumbido de trazer esta sobremesa no próximo ano!


Outra história que envolve esta receita e que virou uma tradição é a seguinte: escolher a criança mais nova do local para ficar debaixo da mesa e, esta, designará a casa pessoa, um pedaço da sobremesa. Assim, a surpresa de quem será o rei ou a rainha será ainda maior!


Veja o vídeo abaixo!




Testamos e aprovamos a receita do vídeo acima! Fizemos algumas pequenas adaptações nos ingredientes para fazer o bolo. Veja a seguir:


Ingredientes para o bolo dos Reis (vídeo com o passo a passo acima):


400g de massa folhada pronta (semi-laminada) dividida em duas partes.

150g de manteiga sem sal

150g de farinha de amêndoa (sendo 75g de amêndoas trituradas na hora e 75g de farinha de amêndoas pronta)

175g de açúcar

2 ovos

Essência de baunilha a gosto

Essência de amêndoas a gosto

1 colher de sopa de rum

1 ovo para pincelar a massa

* Açúcar e canela para polvilhar no final


Deixe aqui seus comentários! Muito obrigada por nos acompanhar!


Luciana Corrêa – Mixing things with Love


“porque adoramos misturar de tudo um pouco”


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo