Vamos falar neste post do “Angel food cake” ou, simplesmente, “Angel cake”. Já conhecem? É um bolo feito à base de claras em neve, açúcar, baunilha, cremor tártaro e farinha de trigo. Não vai nenhum tipo de gordura animal como óleo ou manteiga em sua receita, nem para untar a forma. O resultado é muito leve e saboroso, daqueles bolos para comer em uma tarde chuvosa, tomando um café coado fresquinho. Fica lindo com frutas vermelhas frescas na decoração, curd de frutas ou geleia.
Ninguém sabe ao certo a história ou a origem por traz desta sobremesa. O nome foi dado, segundo nossas pesquisas, por ser tão, tão branco, suave e macio, que até parece que foi feito para os anjos. Ele lembra uma nuvem branquinha do céu...
O que os historiadores sabem é que este doce surgiu em meados do século XIX e este nome ficou mais conhecido nos Estados Unidos (sua origem) em, aproximadamente, 1870, logo depois da invenção do utensílio manual para bater as claras. Supõe-se também que esta sobremesa surgiu para evitar o desperdício de inúmeras claras de ovos da fabricação de macarrão. O bolo “The Kentucky Housewife” descrito em 1839 seria uma receita precursora ao Angel food cake.
Fácil e rápida, o Angel cake vale a pena ser testada! Segue a receita.
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
225g de açúcar de confeiteiro (dividido em duas partes)
250ml de claras, aproximadamente 10 ovos ou 1 e ¼ de xícara de claras.
1 e ¼ colher de chá de cremor tártaro
½ colher de chá de sal
1 e ½ de colher de chá de extrato de baunilha
Você vai precisar de uma forma para bolo Chiffon com buraco no meio e fundo falso de aproximadamente 25cm. Se não tiver pode usar forma normal com furo no meio, mas neste caso, você deve forrar o fundo com papel manteiga. Não untar a forma, este bolo precisa de uma superfície “limpa” para crescer.
Modo de fazer:
Pré-aqueça o forno a 175 graus Celsius.
Misture a metade do açúcar com a farinha e peneire algumas vezes. Reserve.
Coloque o sal, a baunilha e o cremor tártaro nas claras. Bata por dois minutos. Depois comece a colocar a outra metade do açúcar aos poucos, uma a uma, e bata por aproximadamente 8 minutos, até que as claras fiquem durinhas e pontudas.
Desligue a batedeira e misture, aos poucos, delicadamente, a farinha açucarada utilizando a espátula em movimentos de baixo para cima.
Coloque na forma e espalhe para ficar bem lisinha a superfície. Com um palito faça movimentos nesta superfície para que o ar escape. Por último, dê uma batidinha leve na forma contra a mesa.
Leve ao forno por 30 minutos ou até que fique dourado por fora. Tire do forno e deixe descansar por uma hora, de ponta cabeça. Desenforme, polvilhe açúcar de confeiteiro e decore com frutas vermelhas, curd ou geleia de frutas.
Gostou? Aproveite em momentos com a família e não se esqueça do cafezinho!
Luciana Corrêa – Mixing things with Love
Comments