top of page
Buscar
  • Luciana Corrêa

Momento Hygge com - dica de livro!❤



Quais são os seus momentos Hygge? Você pratica? Aposto que sim!


Um dos meus momentos preferidos é quando estou tomando um café, à tarde, com alguém querido, degustando uma fatia de bolo...

E o seu?


Outro momento especial para mim é pegar uma caneca com chá, bem quente, e ler um bom livro, de preferência na cama... Quer atividade melhor principalmente quando faz aquele friozinho de inverno?

Pensando nisso, resolvemos escrever este post contando um pouco sobre este nosso momento Hygge e aproveitar a oportunidade indicando uma leitura!

"A Incrível Viagem de Shackleton, a mais extraordinária aventura de todos os tempos", de Alfred Lansing, foi um de meus momentos Hygge deste último mês. A empolgante leitura me trouxe uma montanha de reflexões que trago aqui para vocês. Pega sua caneca com chá ou talvez uma xícara de café, de repente aquela fatia de bolo, liga uma playlist tranquila... e nos acompanhe nesta rápida leitura!


Já na contracapa do livro você começa a entender o que se passou em 1914, com a equipe de Sir Ernest Shackleton, a bordo do Endurance, rumo ao continente Antártico. Apenas a um dia do desembarque e do início planejado da expedição, um banco de gelo enorme envolve, aprisiona e destrói o Endurance... Presos em placas de gelo, sem a possibilidade de escapar pelo mar, viveram por quase 6 meses em uma das regiões mais inóspitas do planeta, com temperaturas muito abaixo de zero, com inverno rigoroso e escuridão plena. Depois desse período conseguem alcançar o mar e partir, com botes salva-vidas, para mais aventuras pelo mar intempestivo da região, por ilhas hostis e montanhas geladas. Através do diário dos tripulantes e alguns relatos pessoais, o autor consegue descrever esta aventura extraordinária!


Acham que dei muito spoiler? Que isso! Você encontra tudo bem na contracapa do livro, ou seja, a história já é resumida logo de cara, mas o livro em si aborda muito mais do que isso. É uma história verídica, bastante fiel a realidade, ocorrida no início do século passado, vivida por homens valentes e perseverantes. Só por aí já é incrível, não acham? Os relatos variam das condições quase sub humanas vividas pelo grupo, da luta pela sobrevivência - comer, dormir, caçar - até a atmosfera feliz criada por todos numa tentativa psicológica de não sucumbir. A história narra as características de Shackleton, o comandante da expedição, mostrando traços do grande líder que ele foi. Perseverança, espírito de equipe, motivação, paciência, estratégia, compreensão, foram algumas das qualidades referidas a ele que, sem dúvida, foi personagem chave para o que se deu no final. Ok, ok, não falarei por aqui sobre o final, mas devo dizer que tem na contracapa!


Algumas pessoas me falaram que esta história era muito distante do dia a dia delas, que não pertencia ao universo mais familiar e palpável que estavam vivendo. Concordei com elas... Mar, neve e gelo, aventura, luta pela sobrevivência e superação, trabalho em equipe, região inóspita e futuro incerto... Tudo isso é vivido por eles, abordado exaustivamente no livro. Você fica até meio aflito querendo que tudo isso passe logo. Em alguns momentos até eu pensava: deixa eu ler logo esse livro pra tirar esses caras rápido do gelo, afff! A situação parecia insuportável e interminável, mas tudo, tudo era vivido com esperança, persistência, ajuda mútua e alegria por este incrível grupo de homens.

Ler um livro, procurando fazer algum paralelo com a nossa vida, ainda que em situações drasticamente distintas como é o caso deste, é um exercício legal... Já tentou?


Logo pensei então na pandemia e em toda a repercussão que ela causou em nossas vidas. Sim! Época bem distinta esta que estamos vivendo, que toda a humanidade está passando... Não faz ou não fazia parte de nosso universo conhecido, nunca vivemos nada parecido. Não nos era palpável. Presos em nossas casas, presos em máscaras, em home office, em homeschooling... Distantes uns dos outros, vivendo o medo, a incerteza e a apreensão... E além de tudo isso ter cabeça boa, esperança, encontrar luz no fim de tudo etc. Vendo desta maneira, sob este ponto de vista, consegui fazer uma ponte com minha vida, com o que estamos vivendo, com as situações que nos requerem mais disposição e coragem para enfrentar.



E você? Me conte o livro que está lendo!


Luciana Corrêa – Mixing things with Love


“porque adoramos misturar de tudo um pouco”

75 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page