top of page
Buscar
  • Luciana Corrêa

Hygge e Slow Down❤

Atualizado: 10 de fev. de 2021



O termo Slow Down (que significa: desacelerar) é bastante comum nos dias de hoje. Você já ouviu falar pelo menos algumas vezes, já até parou para pensar como ele se encaixaria em sua vida atual e você, provavelmente, achou que este hábito ou esta atitude viria somente na fase da aposentadoria, certo? Não nos permitimos desacelerar... Já parou para pensar nisso?


Quando você desacelera você, de uma maneira figurativa, “pisa no freio” em muitas variáveis de vida. Já parou para reparar quantas temos? Trabalho, casa, família, filhos, amigos, problemas... São inúmeros! O post de hoje é sobre desacelerar sobretudo vivendo em um mundo que parece ficar mais ocupado e se mover mais rápido o tempo todo.


Compartilharemos também 20 estratégias simples e práticas, do blog Simple Lionheart Life, que você pode começar a usar hoje para ajudá-lo a desacelerar e aproveitar mais a vida.


Vivemos em um mundo onde percebemos concretamente o ritmo acelerado, movimentado e agitado das pessoas e atividades, é fácil ser "varrido" por esta sensação de precisar fazer mais, o tempo todo, apenas para acompanhar. O problema é que gastamos tanto tempo e energia tentando acompanhar este mundo e encaixar todas as atividades em nossos dias que nem conseguimos apreciá-las!


É nesta hora que paramos para pensar sobre Hygge. Este, parece até uma brincadeira pueril num mundo de desenfreados... Até posso ouvir: “Mas como, com a vida que levo, encaixar um momento hygge, um café com amigos, uma leitura silenciosa, um celular desligado?” Parece impossível, né? Porém, devo dizer que, Hygge pede o Slow Down para conseguir viver momentos prazerosos ao lado de pessoas queridas.


Se você se sente sobrecarregado, frenético ou como se estivesse sempre correndo de uma coisa para outra, aprender a desacelerar pode ser uma boa ideia. Quando você intencionalmente desacelera seu dia a dia, você se torna mais presente e consciente nas atividades, trazendo mais doses de prazer a elas.


No entanto, se me permite dizer, aprender a desacelerar nem sempre é fácil. É preciso esforço intencional para resistir à norma social que dita: "estar ocupado é melhor" revelando “produtividade e status”. Socialmente é muito bem aceito este mundo desenfreado em que vivemos... Inacreditável, não acham?


Aqui estão 20 ideias da blogueira Melissa Russell, Simple lionheart life, para ajudar nesta reflexão e criar uma vida menos acelerada. Não tenha pressa para colocar em prática todas elas, lembre: Slow Down e curta momentos Hygge!!


1. Procure estar ao ar livre para um passeio a pé ou simplesmente sentar e relaxar por alguns minutos.

2. Desligue o celular por alguns minutos ou algumas horas, desative as notificações dos aplicativos.

3. Preste atenção a sua respiração por 5 minutos.

4. Respire profundamente - 3 vezes - quando se sentir estressado, atribulado.

5. Preste atenção ao aroma, ao sabor, a cor do seu cafezinho, nesta hora não fique consultando o celular. Dê atenção a este momento...tão hygge!

6. Começar o dia calmamente... isto pode ditar o tom do resto do seu dia! Acorde uns minutinhos mais cedo.

7. Priorize o que é mais importante a fazer e tire da sua to-do list (lista de afazeres) o que pode ser deixado para outro dia.

8. Desligue tudo e observe o silêncio: aonde você está, o que você está fazendo e o que está acontecendo ao seu redor.

9. Pratique o “escutar para entender” e não só o “escutar para responder”. Ouça o outro!!

10. Organize sua casa e tire os excessos. Deixa-a clean.

11. Organize sua agenda e coloque espaços em branco nela. Preencha talvez com um café fresquinho ao ar livre.

12. Aprenda a dizer não!

13. Foco nas prioridades, sempre!

14. Organize de maneira prática e inteligente seus armários da casa.

15. Pratique a gratidão e aproveite mais a vida de maneira positiva!

16. Inicie a prática da gratidão junto a sua família.

17. Passe mais tempo com aqueles que você ama. Que tal convidá-los para repartir um suco fresquinho ou um bolo cheio de calda. Coloque estes momentos mais amiúde em sua rotina.

18. Prestar atenção aos seus sentidos (visão, audição, olfato, paladar, toque).

19. Comer devagar.

20. Faça uma coisa de cada vez!



Simples, não? Você já pratica algumas delas? Acha que consegue colocar outras em sua rotina? Aproveite!


Luciana Corrêa – Mixing things with Love

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page