Buscar
  • Luciana Corrêa

Empreendendo na Confeitaria (Bolos e aventais)❤

Atualizado: 23 de mar. de 2021



Neste blog falo sobre alguns assuntos tais como:

Se você ainda não viu nossos posts, vale a pena entrar nos links sugeridos acima.


Vamos agora acrescentar um outro tema ligado ao nosso universo:

  • Empreendendo na Confeitaria.

Neste novo tema do blog, contarei a minha experiência pessoal como empreendedora home office há mais de 15 anos na Confeitaria.


A cada post contarei alguma rápida história, alguma passagem interessante que vivemos, problemas pelos quais passamos, reflexões que fizemos, cursos, contarei sobre coisas engraçadas que passamos com clientes (sem mencionar nomes ou datas), sobre minhas entregas de bolo, sobre os perrengues e alegrias ao longo destes anos.


Falarei sobre reflexões muito particulares, do ponto de vista da mulher, confeiteira, mãe, dona de casa e empreendedora home office. Talvez minhas experiências não façam eco às suas... ou talvez sim. Depois você me conta, tá?


Antes de começar, veja no link do site o resumo de minha história mais recente como confeiteira e empreendedora em nova empreitada, a Luciana Corrêa – Mixing things with Love.


Neste primeiro post contarei sobre:


O dia em que resolvi, além dos bolos, abrir uma empresa de aventais!



Sim! Achei que tudo casava perfeitamente, bolos e aventais! O pensamento era: já que usamos aventais em nosso dia a dia no atelier e adoro tecidos, moda etc; nada mais pertinente do que criar uma linha de aventais para minha empresa e, além disso, abrir uma empresa para criar aventais para outras empresas. Montamos tudo: tínhamos um nome, um site, logotipo, slogan, redes sociais, cartão de visita e aventais. Muitos!


Confeccionamos uma linha de aventais e tínhamos modelos: adulto modelo tradicional (unissex), infantil modelo tradicional, adulto modelo feminino, infantil modelo feminino; com várias estampas para cada modelo. Ficaram lindos, coloridos, modernos e ao mesmo tempo com carinha vintage. Enviamos algumas peças através dos Correios para clientes e fizemos também para outros ateliers. E assim foi indo. Fomos nos dedicando aos bolos e aos aventais, ao mesmo tempo!


Quando você começa a fazer aventais, você também começa a frequentar os ateliers de costura, negociar preço de mão de obra para confeccioná-los, vai a muitas lojas de tecido e, não só isso, você pesquisa sobre: linha, botão, fitas etc. Você literalmente entra em um outro universo e toma um susto observando que este, o universo dos aventais, não tem nada a ver com o dos bolos.


Aprendi de cara que: diversificar é muito bacana, mas não se pode perder o foco. Que ter outro negócio pode parecer interessante e tentador, mas não delegar para que outros gerenciem e querer fazer tudo sozinha, meu caso, pode ser um pouco demais da conta! Que ter uma linha tanto de doces como de seus assessórios, no caso os aventais, pode atrair mais clientes, sim, mas também pode fazer com que você não se aprofunde em nenhum desses mundos.


A sensação que me deu era que as técnicas e inovações na área da confeitaria não paravam de chegar, de acontecer e de se diversificar, e que precisaríamos dar atenção a isso, nos aprofundar, estudar, ir atrás. Muita coisa acontece neste mundo da Confeitaria e, para estar a par de tudo, antenada, precisaria fazer cursos, às vezes até fora de São Paulo. Depois de um tempo experimentando levar as duas empresas, sem delegar efetivamente a administração delas a mais ninguém, optei por ficar somente com os bolos e me dedicar a eles.

Creio que esta foi a decisão mais acertada, apostando na minha expertise e paixão! E cá estou eu na Confeitaria descobrindo, todos os dias, algo novo e encantador para inventar nesta área!



Luciana Corrêa – Mixing things with Love


24 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo