top of page
Buscar
  • Luciana Corrêa

Charlotte do que?❤ (com receita)

Atualizado: 24 de jan. de 2022



Você já conhece esta sobremesa? Charlotte...


Ela tem muitos sobrenomes, diversas versões e uma infinidade de histórias para contar!


Aparentemente é um bolo, mas também contém uma mousse. É uma sobremesa montada, onde são colocadas frutas no recheio e também para decorar. Por fim, até um laço de fita costuma-se dar! Consiste em uma base e laterais de bolo, sendo que as laterais imitam lady fingers ou famoso biscoito champagne. Em francês biscuit à la cuilliere. Alguns fazem com o próprio biscoito, não usam massa de bolo. Outros fazem a Charlotte com massa de pão de ló imitando o biscoito. O interior é uma mousse de frutas, pode levar creme bávaro (bavarian cream) ou chantilly e, por cima, muitas frutas.

Seu aspecto lembra a coroa de uma rainha. Esta versão é mais conhecida como: Charlotte à la Parisienne ou à la Russe e é servida fria!


Tem também a versão Royal, Charlotte Royal, que é montada em uma forma redonda, decorada com rocamboles fatiados e “colados” em sua parte externa e, por dentro, creme e frutas. Também servida fria.


A versão aux Pommes, Charlotte aux Pommes, é mais antiga e é feita com pão e compota de frutas (versão servida quente).

É uma sobremesa muito antiga e, por isso, já foi adaptada e modificada inúmeras e inúmeras vezes!


O interessante de uma receita antiga e famosa como a Charlotte é que encontramos em sua história vários personagens e outras tantas histórias que se entrelaçam a ela. Para fazer este post fui atrás de muitas informações datadas de diversas épocas, de gente famosa envolvida, de história de ingrediente etc.


Vejamos...


Alguns historiadores apontam que este nome foi dado em homenagem a rainha Charlotte de Meclemburgo-Strelitz (1744-1818), esposa de George III, rei do Reino Unido. A rainha era considerada a patrona dos cultivadores de maçã e apreciava bastante a fruta. Portanto a receita original da Charlotte teria vindo da Inglaterra, lá pelo final do séc. XVIII.


Nesta época a sobremesa Charlotte era feita, na maioria das vezes, com maça (Charlotte aux pommes) e servida quente. Encontramos algumas receitas desta sobremesa feita com: fatias de pão sem casaca, manteiga derretida, açúcar e maças cozidas. Muito simples e saborosa!


Também segundo historiadores, a Charlotte foi incrementada pelo famoso chef francês Marie-Antoine Carême (1784-1833), considerado “o chef dos reis e o rei dos chefs”! Carême trabalhou para George IV, rei do Reino Unido, filho da rainha Charlotte Meclemburgo-Strelitz (mencionada acima) e pai de Charlotte de Gales. Outra Charlotte... Daí podemos deduzir que esta sobremesa foi criada (ou foi reinventada) pelo chef Carême recebendo este nome em homenagem a uma das duas Charlottes da família real. Qual terá sido?


Mais para frente surgiu o nome Charlotte Russe Cake, batizado por Carême, provavelmente em homenagem ao Czar russo Alexander I, de San Petersburg, seu patrão na época. Esta receita está em seu livro The Royal Parisian Pastry Cook and Confectioner, de 1815. Neste livro, Carême descreve pequenas variações da sobremesa denominando: Charlotte à la Parisienne ou à la Russe, à la Française, à la Italienne.




A série da Netflix, Bridgerton, mostra a história de famílias importantes e da alta sociedade inglesa. Se passa na época da rainha Charlotte e muitas das mesas de doces mostradas fazem referência ao bolo Charlotte. Veja as imagens à seguir e um pequeno trecho da série.







Quando decidimos testar esta receita, logo nos lembramos da linda forma da Nordic Ware que ganhamos de uma querida amiga. Depois de todas as pesquisas, descobrimos que esta forma se chama: Nordic Ware Premier Gold Charlotte Cake Pan!


A partir daí criamos a nossa versão de Charlotte à la Russe. Vejam a receita:


Começamos fazendo um bolo, simples e bem suave, de laranja com os seguintes ingredientes:


3 ovos,

1 xícara de açúcar

¾ xícara de óleo

1 laranja pêra descascada e cortada em 4.

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher de sopa de fermento em pó


Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Unte e enfarinhe a forma: Nordic Ware Premier Gold Charlotte Cake Pan. Caso não tenha esta forma, use uma forma redonda de 20 cm.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, deixando de fora a farinha e o fermento.

Bata por um minuto.

Coloque em um bowl e vá adicionando a farinha, já peneirada.

Depois acrescente o fermento. Mexa até que tudo fique incorporado.

Leve ao forno por aproximadamente 50 minutos.

Retire e deixe esfriar. Quando estiver morno, leve a geladeira por duas horas.


Curd de limão

Agora vamos preparar um curd de limão para incorporar ao chantilly, resultando em um creme aveludado levemente ácido, delicioso! Este e as frutas frescas serão o recheio de nossa Charlotte.


Ingredientes:

3 Gemas

50 ml de suco de Limão

75g de Açúcar refinado

37g de manteiga sem sal em temperatura ambiente


Modo de Fazer:

Aqueça a manteiga, o limão e o açúcar, até derreter a manteiga.

Bata à mão as gemas.

Depois jogue metade desse liquido às gemas, misturando sempre.

Volte tudo para a panela e vá mexendo, com fogo baixo, até engrossar um pouco.

Deixe esfriar.


Chantilly:

Bata 300ml de creme de leite fresco gelado com duas colheres de sopa de leite em pó, 2 colheres de sopa de açúcar e gotinhas de essência de baunilha a gosto.

Incorpore o curd, já frio, ao chantilly.


Montagem da Charlotte:

Com o bolo totalmente frio, vamos fazer uma escavação nele como se fosse uma piscina. Mantenha as laterais e o fundo intactos! As raspas de bolo, desta escavação, podem ser consumidas depois.

Com a “piscina” pronta, vá colocando camadas de chantilly+curd e frutas frescas picadas. Pode ser morango, framboesa, amora, mirtilo etc. Neste teste fiz com morangos!


Termine com uma camada de chantilly+curd e decore com muitos morangos.


A finalização será com uma fita envolvendo a Charlotte e um belo laço dando todo o charme e a graça a ela!



O vídeo desta receita você encontra em nosso IGTV do Instagram @lucianacorrea_mix.

Aproveite!


Curta e compartilhe este post! Nos ajude a divulgar ainda mais esta ideia!

751 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page