Buscar
  • Luciana Corrêa

Pequenos mimos para um Natal bem Hygge!❤

Atualizado: 15 de dez. de 2020



Não sei se você acompanha este blog desde o comecinho. Já abordamos o tema Hygge inúmeras vezes falando sobre vários aspectos deste interessante tema. Vamos relembrar o que é mais marcante?


No primeiro texto, “Universo Hygge”, comentamos que:

“Hygge, segundo Meik Wiking, tem a ver com atmosfera e experiência, mais do que com coisas e objetos. Não que estes não criem a atmosfera Hygge como um todo. É sobre estar com pessoas queridas, uma sensação de bem estar, de acolhimento, de lar. É sobre tomar seu chá e curtir esse momento, também é sobre compartilhar um bolo com café em família e ter um papo agradável, íntimo e prazeroso. É sobre ler um bom livro deitado numa rede ou fazer um cachecol de tricô escutando uma boa música. Hygge é tudo isso e muito mais!”


Hygge é um estilo de vida dinamarquês, também praticado em outras partes do mundo. É uma estratégia para superar o intenso frio, mas também pode ser adaptado ao verão. Hygge tem como símbolos as velas, a lareira e cobertas de lã, mas também as toalhas para pic-nic, os almoços entre amigos e a caminhada pelo bosque. Em síntese Hygge é um conceito amplo, intenso, prazeroso e convidativo! Vem comigo?


Os entendidos falam...


Se você quer experimentar colocar Hygge em sua vida, esta é a melhor hora para isso, o Natal! Aqui pensamos em pequenos mimos que você pode fazer durante as “festas”. Nota-se as aspas entre festas... pois Hygge tem cara de festa, de alegria, sim, mas claro, com toda a moderação que pede a fase em que estamos vivendo. Certo?



Então agora chega de tanto teorizar e vamos a eles, os pequenos mimos para a noite de Natal...


Mimo HYGGE natalino 1:

Faça pequenos vasos com arranjos de flores vermelhas ou arranjos com pinhas, folhagem e bolas de Natal para decorar sua mesa. No final da noite de Natal, presenteie cada uma das mulheres (ou cada uma das famílias) com um desses vasinhos.



Mimo HYGGE natalino 2:

Monte no lavabo uma cesta contendo: mini toalhas individuais, álcool gel, sabonete líquido, difusor cheiroso. Deixe uma vela acessa. Sempre!



Mimo HYGGE natalino 3:

Envolva cada dupla de talheres com um guardanapo de pano, um laço de fita e o cardápio da noite impresso em um mini papel. Coloque também uma folhagem do jardim, algum detalhe verde para dar um frescor.



Mimo HYGGE natalino 4:

Pegue uma cartolina vermelha. Desenhe o formato de uma árvore de Natal em toda a extensão do papel. Coloque números de 1 até o número certo de convidados presentes. Deixe esta cartolina na parede, na entrada da casa, com post-it verdes ao lado. Cada convidado deve colocar seu nome em um dos post-it e grudar em cima de um dos números da árvore. Antes da sobremesa, faça um sorteio de um número. O ganhador será o nome colocado a frente do número da árvore. O presente? Algo bem simples, você pode até fazer em casa!



Mimo HYGGE natalino 5:

Sabe o bolo tradicional de nozes? Hum, aquele que não pode faltar no Natal? Certo! Temos uma novidade para este ano! Nosso bolo vem todo com fitinhas de seda, delicadamente, presas a ele. Antes de fatiar, cada convidado que quiser participar da brincadeira, pegará a ponta de uma das fitinhas. Depois de uma breve contagem, 1 2 3, todos puxam ao mesmo tempo. Somente uma das fitinhas terá uma surpresa: uma poesia natalina enroladinha e embrulhada. A pessoa que tirar deve ler a poesia para todos. Faça a sua encomenda para o Natal!


NATAL


de Vinicius de Moraes

(Rio de Janeiro , 1962)


De repente o sol raiou E o galo cocoricou: - Cristo nasceu! O boi, no campo perdido Soltou um longo mugido: - Aonde? Aonde? Com seu balido tremido Ligeiro diz o cordeiro: - Em Belém! Em Belém! Eis senão quando, num zurro Se ouve a risada do burro: - Foi sim que eu estava lá! E o papagaio que é gira Pôs-se a falar: - É mentira! Os bichos de pena, em bando Reclamaram protestando. O pombal todo arrulhava: - Cruz credo! Cruz credo! Brava A arara a gritar começa: - Mentira? Arara. Ora essa! - Cristo nasceu! - canta o galo. - Aonde? - pergunta o boi. - Num estábulo! - o cavalo Contente rincha onde foi. Bale o cordeiro também: - Em Belém! Mé! Em Belém E os bichos todos pegaram O papagaio caturra E de raiva lhe aplicaram Uma grandíssima surra.



Mimo HYGGE natalino 6:

Deixe uma música de Natal tocando na sala, a noite todinha. Se tiver uma sala de TV, deixe um filme natalino passando, algumas almofadas no chão, travesseiros, tigelas com chocolatinhos ou biscoitos de Natal. As crianças sempre terminarão a noite por lá!



Mimo HYGGE natalino 7:

Coloque além das flores, muitas velas na mesa. Envolva cada vela com tecido rústico, pau de canela, algum graveto, um laço de fita. Se for durante o dia, além das flores coloque enfeites de Natal que sobraram da árvore. A mesa de Natal pede cor, luz, enfeite e alegria!



Mimo HYGGE natalino 8:

Para o aperitivo. Pegue um pão italiano, corte uma tampa dele, corte a parte interna deixando o pão como se fosse um recipiente. Coloque no forno para dourar. Corte em tirinhas a parte que tirou de dentro e também doure. Derreta cubinhos de queijo gruyere, com alho triturado e alecrim fresco. Assim que dourar o pão, coloque esta pasta de queijo dentro, enfeite com outros ramos de alecrim e bolinhas de pimenta vermelha. Tampe o pão. Deixe as tirinhas para comer com o queijo.



Mimo HYGGE natalino 9:

Prepare a bandeja de café, para o final. Não deixe de colocar biscoitinhos natalinos e chocolatinhos para adoçar, prefira o açúcar em cubos, coloque lacinhos, flores miúdas. Não esqueça da temática toalha da bandeja. Sirva os convidados colocando algum mimo no pires de cada um.



Mimo HYGGE natalino 10:

Natal é um momento para confraternizar, estar junto, brindar, agradecer! Natal é um momento totalmente Hygge. Aproveite com o astral positivo e deixe de lado o que não vale a pena! Aproveite e tenha um feliz Natal. Merry Christmass!!! Hohohoho!



Gostou? Acha que irá aproveitar pelo menos uma das ideias? Então deixe aqui seu comentário e um like em cima do coraçãozinho.

Luciana Corrêa – Mixing things with Love


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo