Buscar
  • Luciana Corrêa

Hygge antes de dormir ❤


Vamos falar sobre essa hora final do dia antes de irmos para cama?


Ao enfatizarmos em nosso dia a dia pequenas situações, criando atmosferas que trazem bem estar a elas, estamos colocando Hygge em nossas vidas, em outras palavras, estamos colocando pitadas de sabor, incrementando com carinho e tendo máxima atenção aos detalhes.

Portanto nestes 60 minutinhos que antecedem seus mais belos sonhos, existem pequenas atitudes - ou rituais - que podem ser adotados em seu dia a dia e que trarão enorme benefício ao seu sono.


Antes de falarmos desses rituais, consultamos a nutricionista Cris Prado @nutricrisprado para dar algumas dicas para a última refeição do dia. Segundo Cris...


“Realizar a última refeição 3 horas antes de dormir, mais leve, de fácil digestão e em quantidades moderadas. Diminuir o consumo de proteína animal e dar prioridade ao consumo das verduras, legumes e frutas são fundamentais. Ingerir selênio (mineral abundante nas castanhas) assim como o licopeno (do tomate) e a vitamina C (da laranja) dois antioxidantes poderosos. Aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio como, o abacate, nozes, peixes mais gordos e sementes de abóbora ajudam no relaxamento e diretamente na indução do sono.”



Vamos por partes, comece com alguns deles, não tenha pressa!


Tenha em mente o horário que você pretende dormir e comece uma hora antes todo o processo. Vamos lá, serão 10 etapas, prepare-se!


Ritual Hygge 1 – Desligue todos os aparelhos eletrônicos, celulares, televisão, Kindle, iPad etc.

Pode parecer muito difícil no começo (e é mesmo!), mas estes aparelhos tendem a nos despertar, nos deixar mais em alerta. Ainda mais que notícias ou novidades podem surgir a todo instante e nos preocupar ou nos deixar ansiosos.



Ritual Hygge 2 – Tome um banho a luz de velas.

Tão, tão hygge, as velas trazem uma atmosfera aconchegante e prazerosa. Não deixe de experimentar! O banho acalma, relaxa e se tiver uma colônia de lavanda para depois, ainda melhor!

Conversamos com a Roberta J. Carneiro V. Guimarães, uma das proprietárias da loja Fiamma Velas @fiammavelas e veja o que ela nos contou!


“Adoramos acender velas ao entardecer, especialmente com aromas relaxantes como lavanda por exemplo! Elas ajudam a relaxar e não atrapalham a produção de melatonina que não gosta de luz artificial. Experimentem, só não esqueçam de apaga-las antes de dormir!”



Ritual Hygge 3 – Arrume sua cama!

Nada mais convidativo do que uma cama muito bem arrumada prestes a ser desarrumada... Procure colocar o máximo de conforto possível. Aqueles mimos que só você sabe quais são! Travesseiros fofinhos e na quantidade suficiente para poder abraçar e/ou colocar entre as pernas. Procure um colchão nem tão duro e nem tão mole e lenções macios. Tudo com cara e cheiro de limpeza!



Ritual Hygge 4 – Respire o ar da noite.

Vá até o jardim ou olhe pela janela. Veja a noite como está, as estrelas, a Lua, a brisa, a temperatura da noite. Vá se despedindo do dia mentalmente, relembrando tudo o que fez, agradecendo por ele, agradecendo pela noite que terá!



Ritual Hygge 5 – Escolha um pijama apropriado.

Se você dorme de pijama e foi olhar a noite, já sabe como está a temperatura. Não erre para mais ou para menos, escolha o pijama certo para a temperatura certa. Isso pode atrapalhar o seu sono.

Conversamos com a Simone Maria Vanazzi Maria uma das proprietárias da marca de pijamas Miss Victtoria @missvicttoria.mv e veja o que ela nos contou!


"Pijama hoje em dia não é mais só um pijama, é uma roupa de dormir, está muito mais valorizado com peça do guarda-roupa. E ela ainda ressalta que com a pandemia houve uma mudança de hábito. O pijama virou uma roupa de ficar em casa, não apenas para dormir, ficar em casa com beleza e conforto. Um bom pijama proporciona também mobilidade para os movimentos noturnos, tecidos que “respirem” com tramas abertas, evitando assim que a pessoa transpire."


Ritual Hygge 6 – Tome um chá.

Se você já tem o hábito, continue. Se ainda não tem, experimente. Nos dias quentes, faça um belo chá gelado com cubos de gelo e rodelas de limão. Escolha o sabor correto do chá, aqueles que acalmam como os de ervas: camomila, erva doce ou cidreira, lavanda etc. Tome este chá uma hora antes de dormir, assim dará tempo de uma passadinha no banheiro antes de dormir e só!



Ritual Hygge 7 – Quarto a meia luz.

Não deixe seu quarto inteiramente iluminado, apenas meio iluminado, uma luz suficiente para mirar um bom livro, não tropeçar e dar o último boa noite olhando nos olhos do(a) parceiro(a).



Ritual Hygge 8 – Leia um trecho de livro.

Leitura antes de dormir acalma, concentra, relaxa e dá sono, ainda mais se você já estiver debaixo das cobertas. Um bom livro te transporta para outro lugar, longe do dia a dia estressante e das preocupações naturais. O meu atual é este!


Também vale um livro de mensagens curtas, aquelas que te fazem refletir sobre a existência da alma. Algo leve que tire sua mente das coisas da terra, afinal você está prestes a embarcar em uma viagem dos sonhos! rsrs



Ritual Hygge 9 – Aromaterapia.

Conversamos com a Paula D’Andrea massoterapeuta e estudiosa de aromaterapia.


“O sono não vem? Danado para chegar? Tenho uma dica: uma gota de lavanda na sola dos pés antes de dormir. Pode também diluir em um pouco de óleo vegetal as essências lavanda e grapefruit, para passar nas solas dos pés. É cheirosa. É relaxante, é bem estar!”


Ritual Hygge 10 – Crie uma playlist para o horário de dormir!

Músicas calmas ou mesmo a música clássica, ao fundo, ajudam a criar um clima convidativo aos bons sonhos. Experimente!



Gostou? Então deixe um comentário aqui.


Luciana Corrêa – Mixing things with Love


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo