Buscar
  • Luciana Corrêa

Home Office com pitadas Hygge❤

Atualizado: 24 de fev. de 2021



O home office, tal qual se apresenta neste período de pandemia, veio de maneira repentina e surpreendente para todos. Quem trabalhava fora, teve que se adaptar dentro de casa em modo on-line. Quem trabalhava em casa, teve que acomodar os outros integrantes da família e dividir espaços. Quem não pôde ficar em casa, teve que enfrentar todo tipo de cuidados e apreensões. Em todos os casos, as mudanças foram bruscas na maneira como encarar o trabalho, a convivência entre os colegas e o próprio ambiente. Mais fácil para uns e bastante desafiador para outros, tivemos que nos adaptar desde a novos espaços e seus desafios, ao modo on-line e seu desgastante impacto, como também a falta de interação com a equipe de trabalho pela distância imposta.


Neste post, vamos abordar especificamente o home office, este lugar que se tornou a realidade diária para milhares de pessoas de uma maneira tão marcante. Vamos usar algumas referências, atuais e outras nem tanto, para tentar desenhar algumas imagens de como seria um home office com pitadas Hygge. Vamos começar pelo nosso guru Hygge, Meike Wiking, em seu livro The Little Book of Hygge, escrito bem antes da pandemia, onde ele comenta...


“Então, como trazer Hygge ao ambiente de trabalho? Bem, bolos e velas, obviamente. Mas isso é só o começo. Pense em maneiras de fazer coisas mais casuais, aconchegantes e igualitárias.”


Ele segue descrevendo cinco sugestões para trazer Hygge ao ambiente de trabalho. Vamos destacar apenas uma delas. No item: “tente tornar seu escritório mais caseiro”, Meike Wiking sugere colocar no escritório sofás para reuniões mais informais ou para a leitura de longos relatórios. Desta sugestão, podemos tirar para o momento atual, em nosso home office, a primeira sugestão Hygge! Não engesse seu local de trabalho a um ponto só da casa, transite pelos ambientes mais calmos, menos barulhentos, que te tragam conforto, que tenham uma bonita vista ou uma brisa mais fresca de verão. O local do home office pode sim ser a mesa da sala, mas porque não fazer uma reunião na varanda do apartamento ou no jardim da casa? A seriedade e a dedicação ao seu trabalho podem e devem estar aliadas ao conforto e ao aconchego do ambiente.



Tiramos a segunda sugestão de uma reportagem da revista Exame, escrita por Victor Sena. Este, destaca pesquisas relatando os benefícios de uma rápida soneca durante o período de trabalho. Segundo estas pesquisas, as sonecas melhoram a capacidade cognitiva, a agilidade mental e com isso o desempenho do trabalho como um todo. Apesar desta não ser uma prática comum em nosso país, permita-se acrescenta-la em sua rotina de trabalho. Estabeleça o horário desta soneca, avise todos da casa que durante este período você estará completamente off. Permita-se relaxar, não pensar em nada, dormir, desligar! Procure um ambiente calmo, mais escuro, com um bom sofá ou até sua própria cama, programe para ser acordado após 10-15 minutos ou o tempo que for necessário ou possível. Acenda uma vela com aroma calmante como lavanda!



Nossa terceira pitada para o home office mais Hygge veio lendo o post no LinkedIn do Luciano Santos, diretor de vendas do Facebook. Ele organiza sua rotina de trabalho para criar brechas em sua agenda preenchendo com atividades que lhe deem prazer e que possibilitem uma pausa, como por exemplo um mergulho no mar e tomar um pouco de sol. Procure observar como será o seu dia, será que acordar um pouco mais cedo ajudaria? Veja que atividades você gostaria de fazer, caso apareça alguma brecha. Levar um filho para passear na praça? Fazer uma caminhada pelo bairro? Ir tomar um cafezinho na padaria? Organize sua agenda para, dia a dia, proporcionar-se pausas que dão prazer e relaxam.


Veja o que fala a executiva americana especialista em produtividade do Google, Laura Mae Martin!



Uma quarta dica seria: escute sua equipe. Esteja conectado com eles, forme vínculos fortes mesmo que em modo on-line. Promova reuniões individuais para poder estreitar laços, observar dificuldades que seus pares estão enfrentando. Até que tudo volte ao normal, não deixe que a distância seja um forte empecilho.


A quinta dica é a seguinte... na verdade, são várias! Antes de iniciar sua jornada de trabalho tenha a mão uma garrafa com água fresquinha, uma xícara de café ou chá, um tablete de chocolate ou uma fatia de bolo para aquele lanchinho inesperado no meio da manhã. Tire o pijama, penteie os cabelos, coloque brincos, use roupas confortáveis, uma pantufa pode ser uma boa! Entre uma reunião e outra, estique as pernas, ande pela casa, vá até a cozinha e pergunte sobre o almoço, olhe o dia lá fora, dê uma certa pausa para a vista, não use o celular. Ao terminar o trabalho, feche e desligue o computador, deixe o celular de lado e vá ter com os seus, num colóquio amistoso!



É isso. Até breve!


Luciana Corrêa – Mixing things with Love


21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo