Buscar
  • Luciana Corrêa

A curiosa história da doce Pavlova ❤

Atualizado: 2 de mai.


Vamos falar de doce?

A torta Pavlova ou bolo Pavlova consiste em uma base de merengue, durinha por fora e macia por dentro, coberta por chantilly e frutas frescas. A partir daí muitas variações podem ser vistas. Com geleias, caldas ou curds, com frutas diversas, não só as vermelhas, chocolate, frutas secas ou biscoitos. Uma infinidade de opções para esta deliciosa sobremesa. A Pavlova é um doce que atrai os olhares, é delicada, mistura a acidez das frutas com o doce do merengue e o frescor do chantilly.

Pavlova tem sua luz própria e seus caprichos, não é sempre que colabora. Depois de muitas e muitas tentativas, acertamos seu ponto. E pronto! Eis que se afigura augusta e garbosa, também doce e saborosa Pavlova!



A origem dessa lindeza é disputada por dois países, Austrália e Nova Zelândia. E o nome seria em homenagem a bailarina russa Anna Matveyevna Pavlova, nascida em 1881. Mas será?

Há quem diga que não! Em nossas pesquisas encontramos dois autores, Andrew Paul Wood da Nova Zelândia e Annabelle Utrecht da Austrália que estudaram intensamente a origem da Pavlova. Segundo eles, existem citações na bibliografia sobre este doce vindas dos EUA e da Europa que antecedem as de 1911, das “Pavlovas de Morango” da Nova Zelândia. A Pavlova também se tornara sobremesa típica na Austrália na mesma época.

O fato é que a grande bailarina da época, Anna Pavlova, em 1926 fez turnê tanto na Austrália como na Nova Zelândia e foi homenageada com uma sobremesa bastante semelhante a esta, onde o tutu era representado pelo merengue e os demais elementos da bailarina eram figurados pelo creme e pelas frutas. Porém a sobremesa já existia anteriormente!



Antiga e polêmica, esta sobremesa vem sendo feita ao longo dos anos com sucesso garantido aos paladares mais exigentes. Tudo deve ser feito com pouquíssima antecedência, as frutas devem ser frescas e cortadas quase na hora da montagem. Esta deve ser realizada poucas horas antes do consumo. Tantas exigências e preciosidades fazem desta sobremesa uma inusitada e agradável surpresa em uma festa!


À seguir um vídeo da TV Australiana com um comercial sobre Pavlova. Just for fun!



Você quer aprender a fazer a Pavlova perfeita? Nosso primeiro curso on-line já está disponível na plataforma Hotmart. No curso iremos te ensinar os quatro segredos da Pavlova perfeita! Acesse o link para maiores informações.



Luciana Corrêa – Mixing Things with Love

1.260 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo