Buscar
  • Luciana Corrêa

Adorável Tiramisù! ❤ (com a receita)

Atualizado: 14 de fev.




A sobremesa mais famosa da Itália, o Tiramisù, é também nossa primeira receita do COZYnhar Club! Não foi escolhida ao acaso, além de ser uma de minhas sobremesas favoritas, o Tiramisù tem uma história bem bacana e é sucesso garantido tanto pela beleza quanto pelo sabor.

A palavra vem do italiano Tirami sù, que significa literalmente “puxa-me para cima”, mas poderíamos traduzi-la para “eleva-me”, uma vez que esta deliciosa sobremesa nos leva ao sétimo céu. Podemos também atribuir ao nome, o fato dos ingredientes necessários para a sua preparação serem muito energéticos, levando: ovos, açúcar, café e queijo Mascarpone.


Há muitas histórias que envolvem esta sobremesa. Vamos ver algumas?



Uma delas nos relata que o Tiramisù foi criado no final do século XVI para homenagear o Duque da Toscana, Cosme III de Médicis, quando chegou em Siena. Para que guardasse uma boa recordação da cidade, os confeiteiros de Siena prepararam para a ocasião uma sobremesa com os ingredientes mais nobres da época: o queijo Mascarpone, o chocolate e o café.


Uma outra suposta origem é que o Tiramisù foi criado por uma senhora que cuidava de crianças em um orfanato italiano. Ela dava a sobremesa para estas crianças quando elas estavam tristes.


Outra história conta que, durante o Renascimento, o Tiramisù era considerado um afrodisíaco potente, motivo pelo qual as venezianas o preparavam para os seus amantes ao cair da noite, para lhes proporcionar mais energia.


Esta sobremesa imprescindível, com grande popularidade na Itália, não deixa de nos surpreender com versões derivadas da receita original. Atualmente, o Tiramisù continua a ser um dos símbolos da autenticidade e da simpatia italianas.


Duas curiosidades que envolvem esta receita:


· Com alguns livros de receita em seu nome, a atriz Sophia Loren, usa como diferencial o licor de laranja em seu Tiramisù. Encontramos em seu livro “Receitas e Memórias”.


· Dizem que é a sobremesa preferida do Papa Bento XVI.



A nossa receita de Tiramisù


Ingredientes:


· 4 ovos

· ½ xícara de açúcar

· 400g de queijo Mascarpone. Obs: caso não encontre, outra opção é o Cream Cheese. Esta é uma opção com custo mais baixo e que fica muito bom também.

· 1 pacote de biscoito champagne 300 g

· 2 xícaras de café espresso ou café coado forte

· 1 colher de sopa de vinho Marsala, vinho do Porto ou Rum.

· 2 colheres de sopa de cacau ou chocolate em pó 50% para polvilha


Modo de Fazer:


Bata duas (2) claras em neve. Junte as quatro (4) gemas, uma a uma, e o açúcar aos poucos. Bata até esbranquiçar. Abaixe a velocidade da batedeira e vá acrescentando, aos poucos, o Mascarpone (ou o cream cheese). Depois o vinho. Reserve na geladeira (ideal: por quatro horas).

Umedeça por 1, no máximo 2 segundos, o biscoito no café. Ele não deve estar encharcado. Monte na forma a primeira camada de biscoitos.

Coloque por cima uma camada de creme (metade da porção). Por cima outra camada de biscoito umedecido e para finalizar o creme. Polvilhe o cacau por cima e leve a geladeira por, no mínimo, 6 horas antes de consumir.


Uma sugestão: antes de polvilhar o cacau, você pode bater as duas claras que sobraram em neve com duas colheres de açúcar e fazer um acabamento usando o bico e o saco de confeitar. Ai sim, polvilhar por cima de tudo. Fica lindo!



Ideal consumir este Tiramisù no dia seguinte, mas claro, se desejar pode experimentar no mesmo dia.


Aproveitem!


Luciana Corrêa – Mixing Things with Love

32 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo